O que é canal? Quando é necessário?

O termo “canal” refere-se ao tratamento de canal, também conhecido como endodontia. Trata-se de um procedimento odontológico realizado para tratar infecções ou lesões dentro da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém tecido nervoso, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

O tratamento de canal é necessário quando a polpa dentária está inflamada ou infectada devido a cáries profundas, trauma dentário, fraturas dentárias ou infiltração bacteriana através de restaurações antigas. Alguns dos sintomas que podem indicar a necessidade de um tratamento de canal incluem dor intensa ao mastigar ou pressionar o dente, sensibilidade prolongada ao calor ou ao frio, inchaço ao redor do dente afetado e presença de uma bolha de pus no local.

O procedimento de tratamento de canal envolve a remoção cuidadosa da polpa dentária afetada, limpeza e desinfecção dos canais radiculares (canais dentro da raiz do dente) e preenchimento dos canais com um material selante. Em alguns casos mais complexos, pode ser necessária a colocação de uma coroa dentária para restaurar a forma e a função do dente tratado.

O tratamento de canal é uma maneira eficaz de salvar um dente que, de outra forma, precisaria ser extraído. Ele permite aliviar a dor e a infecção, preservar a estrutura do dente e restaurar a função mastigatória adequada. Após um tratamento de canal bem-sucedido, o dente tratado pode durar muitos anos, desde que seja mantido com boa higiene bucal e cuidados regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *